Entrei na Universidade. E agora?


Já saíram as colocações e há um imenso número de novos alunos a começar a melhor fase das suas vidas ainda sem saberem. Pode haver algum nervosismo típico de uma vida que muda um bocadinho em poucos dias e para isso do alto da minha experiência de 4 anos na universidade, vou tentar explicar um bocadinho do que vos espera.



Novas Amizades


A entrada na Universidade significa para muitos deixar os amigos do secundário e embarcar numa nova aventura a solo. Foi o que me aconteceu: nova cidade, sozinha, longe de casa… Enfim. Parece uma etapa árdua, mas a verdade é que como eu havia mais dezenas de pessoas na mesma situação. Em pouco tempo vais perceber que ali moram os teus novos amigos, e essas pessoas terão um papel super importante na tua vida. Claro que não é o fim das amizades do secundário. Por vezes podem passar mais tempo sem falar porque cada um foi para o seu canto, mas sempre haverá tempo para estarem juntos e perceberem que nada mudou.


Vida Independente


Para quem muda de cidade pode começar agora a sua vida totalmente independente. Tens uma nova casa onde és totalmente responsável por tudo. Podes fazer o que quiseres, mas nem tudo é bom. Aprendi que a loiça do jantar não se lava sozinha por muito tempo que esteja na pia, a roupa que desarrumo antes de sair vai estar desarrumada quando voltar e a comida não aparece milagrosamente no frigorífico. Enfim, todo um mundo novo que a minha mãe nunca me tinha permitido ver que existia.


Vida Académica


Além de seres completamente independente numa cidade nova, há mais um ponto importante: a vida académica! Este é mais um dos pontos que fará destes anos os melhores da tua vida (confirmo e assino por baixo). Desde a corrida a procurar casa vendo anúncios à volta da universidade ou na net, até às noites sem dormir e das imensas festas que se seguem. Aqui entram todas as festas da universidade. No Minho terás o caloiro de molho logo para começar, o Arraial Azeiteiro, A Recepção do Caloiro, o Enterro da Gata, o Rally das Tascas… e mais um milhão de noites académicas. Vais-te divertir imenso, isso é garantido. A emoção de vestir o traje, as primeiras serenatas… Vais ter memórias que nunca abandonarás.


O Curso


A vida académica não é só festa como fazem parecer. Há uma série de aulas que irás ter e novos professores. Não há campainha a marcar a hora de entrada como no secundário, vais faltar a algumas aulas teóricas e pedir para assinarem por ti, vais achar algumas aulas uma seca e vais ir a outras de “mãos a abanar”. Todos acabam por fazer isso em algum momento. Mas convém que faças o curso, por isso tens de te aplicar. Não é preciso muito material. Há uma corrida louca às fotocópias porque ninguém compra os livros, esses estão na biblioteca para quando precisares. Vais ter tempo para estudar e para te divertir só precisas de te organizar. Pode acontecer faltares a uma aula para ires para uma festa, sim, mas também podes faltar a uma festa para estudar. O importante é gerir tudo muito bem.

A Praxe


E chegou o momento mais crítico da entrada na Universidade. A praxe é sempre aquele tópico controverso e que muitos temem. Eu apenas fui um dia à praxe porque sinceramente não tive paciência nem tempo e aquilo não me acrescentava nada de nada. Mas nem sempre é assim e há coisas muito boas na praxe, mas claro cada caso é um caso e pessoas boas e pessoas más há em todo lado. Por isso sempre digo para experimentarem, não custa nada dar uma oportunidade certo? Mente aberta e experimenta! Simplesmente não faças nada de que não gostes ou com que te sintas mal. Se no final do dia o balanço for positivo é motivo para repetir.

Grupos Académicos


Há tunas, coro, grupos de poesia, grupos folclóricos, grupos de humor, de precursão… Há uma série de grupos na universidade aos quais podes pertencer se quiseres. Encontras ali mais actividades que podes fazer, mais pessoas e claro muita animação.

Os primeiros dias podem ser difíceis, até a nível de adaptação. As coisas mudam muito rapidamente, mas vais adorar. Aproveita esta nova fase da tua vida porque vai ser brutal! Sejam todos Bem-Vindos à Universidade. Dizem que entrar é fácil, difícil é sair! 

5 comentários :

  1. Estou mesmo nervosa porque sei que vai ser algo novo, totalmente diferente daquilo que estou habituada, tanto a nível de pessoas, como mentalidades, espaços, métodos de aprendizagem, etc. Só espero que corra tudo da melhor forma porque isto é um sonho que tenho há anos e felizmente consegui entrar à primeira, na minha 1ª opção :D

    Beijinhos
    Bruna, BLOG FASHION MORNINGS
    ***GIVEAWAY A DECORRER NO BLOG***

    ResponderEliminar
  2. Eu ainda estou na faculdade.... Mas o mais difícil não é entrar, é sair! :) Grande post, já segui! :)

    http://agirlnamedmafalda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu estou no fim (literalmente ultimo período) e olha, é um ótimo periodo para se aproveitar mas confesso que é um alívio terminar ahaha

    www.karenbartolomeu.com

    ResponderEliminar
  4. Excelente descrição. Não poderia ser melhor. 👍😊

    ResponderEliminar

Thank you for taking your time. Comments always make me happy.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...